Crianças podem usar elixir bucal?
Crianças com baixo risco de ter cárie e menores de 7 anos não precisam usar o elixir bucal, pois nesta fase há o risco de que a criança acabe ingerindo o produto e aos poucos se desenvolva um caso de fluorose (manchas brancas no dente causadas pelo excesso de flúor).
Mas a indicação muda, caso a criança se enquadrar em outras situações, possua alto risco à cárie ou esteja fazendo uso de algum aparelho ortodôntico.
Porque usar o elixir bucal em crianças?
O elixir bucal é um item muito indicado para alguns pacientes específicos, ajudando no controle da placa bacteriana e eliminando algumas dessas bactérias e combatendo a halitose.
No entanto, se o assunto é saúde bucal infantil, os pais ou cuidadores devem ficar atentos, pois mesmo crianças que já realizam a escovação sozinhas precisam ser supervisionadas.
Odontopediatras afirmam que o elixir bucal não é essencial para a manutenção da saúde e beleza dos sorrisos, mas pode ser um aliado em determinados casos. No caso do elixir infantil, deve-se optar pelos livres de álcool, com antissépticos não tão fortes.
Vale lembrar que para manter as cáries longe dos miúdos é indispensável ter controle da ingestão de carboidratos e a escovação, principalmente aquela realizada com creme dental com flúor.
Caso a criança já possua uma boa higiene bucal, onde é feita a correta escovação aliada ao fio dental, é bem provável que não haverá a necessidade do uso do elixir.
Além disso, a recomendação é que a criança faça um acompanhamento periódico com um odontopediatra.