A influência da vitamina D na saúde oral

A vitamina D é produzida pelo sol e alguns alimentos, e sempre desempenhou um papel muito importante na odontologia através de sua influência direta na saúde bucal.

A vitamina D3, além de regular funções metabólicas e neurológicas, contribui para o fortalecimento dos dentes, além de ser a vitamina responsável pelo metabolismo do cálcio e fósforo, substâncias importantes para mineralização dos dentes.

Dessa forma, a deficiência de vitamina D pode causar maior suscetibilidade a infecções bacterianas, como periodontite.

Muitos especialistas em saúde bucal ressaltam que a vitamina D (calciferol) está intimamente ligada ao metabolismo ósseo. Os alimentos são importantes fontes de nutrientes para o funcionamento de nosso corpo e, quando não ingerimos o suficiente, logo é caracterizado como uma deficiência.

Importância da Vitamina D para a saúde bucal

O cálcio e a vitamina D, além de prevenirem a osteoporose, também são muito eficazes na redução e perda de dentes. Há ainda a ação da vitamina na proteção contra microrganismos responsáveis por doenças orais, além da redução de inflamações gengivais.

Tanto o cálcio como a vitamina D são extremamente importantes para a formação e manutenção dos dentes e do esmalte dentário. A deficiência de vitamina D pode provocar ainda a hipo mineralização e má formação do esmalte dentário, o que é um fator de risco para o desenvolvimento de cáries precoces na infância.

Como prevenir este problema?

Quando se trata de deficiente de vitamina D, devemos ser diagnosticados por um profissional da saúde. Para tratar a carência desse nutriente, o profissional indicará uma suplementação e também a exposição adequada à luz solar ou UVB artificial.