Como o cigarro pode prejudicar a sua saúde oral?

cigarro é algo extremamente prejudicial para a saúde e isso não muda quando o assunto é a sua saúde oral. A lista de motivos contra é enorme, mas muita gente parece ainda ignorar os efeitos negativos deste vício. Confira abaixo quais são as principais consequências nocivas que o cigarro trás para a sua boca:

  • O fumo resseca a boca, inibindo a produção de saliva. Como  parte das substâncias que consumimos permanece na nossa boca e é digerida, isso faz com que os fumadores exalem odores que provocam a halitose.
  • O cigarro faz com que seus dentes e gengivas fiquem mais escuros.
  • A nicotina (substância presente no cigarro) adere ao esmalte dentário facilmente, escurecendo a sua pigmentação.
  • As substâncias produzidas pela combustão do tabaco se alojam nos pulmões, garganta e nariz.
  • O cigarro também afeta a gengiva e isso pode levar inclusive à perda dos dentes.
  • O cigarro afeta todas as áreas da boca e tem relação direta com casos de cancro nos lábios, faringe, laringe e esófago.

 

Realmente, a lista de motivos contra é de causar medo, não é mesmo? Estudos indicam que o consumo de tabaco causa aproximadamente 50 doenças diferentes e um fumador adoece em média 2 a 3 vezes mais que um não-fumador.

Por isso, tratar e prevenir hábitos nocivos é uma das principais formas de manter a sua saúde oral! Neste aspecto, o dentista deve estar ciente de sua importância como profissional de saúde, orientando os pacientes dos riscos para sua saúde e dos que o cercam.