Carvão ativado para os dentes?

Presente em diversos cosméticos, o Carvão ativado agora é um dos mais famosos componentes para clareadores dentais da atualidade. No entanto, o uso indiscriminado do produto pode trazer mais riscos do que benefícios.

Isso porque, quando o carvão ativado entra em contato com os dentes durante a escovação, pode haver uma abrasão do esmalte dentário, causando um desgaste irreversível da estrutura do dente. A prática pode ainda pode causar sensibilidade e dor dentinária, além de pigmentar restaurações estéticas.

Muitas pessoas utilizam o carvão a longo prazo sem saber de seus danos, pois a primeira impressão após escovar os dentes com o produto é que eles ficaram mais brancos. Porém este efeito se dá porque o carvão é muito abrasivo. A longo prazo o uso do produto pode danificar permanentemente os dentes, tirando o brilho e proporcionando cáries.

Alertamos que qualquer tipo de microabrasão deve ser feita sempre em um consultório, sob os cuidados de um médico dentista. Portanto, não corra riscos e não acredite em tudo que está na internet! É importante que o paciente seja avaliado para definir o tratamento que mais se adequada a sua rotina e condição bucal.