Relação entre alimentação e saúde oral

A boca é a porta de entrada da saúde de nosso corpo, portanto o aspecto nutricional tem um papel fundamental nesse sentido! Uma alimentação balanceada é o segredo para uma vida saudável. Junto com a prática de exercícios, ela evita o surgimento de diferentes tipos de doenças.

É verdade que alguns tipos de comida podem trazer benefícios para a saúde oral, assim como malefícios. Crianças e adolescentes que se alimentam mal, normalmente, desenvolvem cárie mais cedo. A cárie, se não tratada, pode evoluir para uma pulpite (inflamação da polpa), que só é tratada com canal.

O açúcar, por exemplo, pode provocar a queda do pH que causa a desmineralização do dente, aumentando o risco de cárie. Muitas vezes, as alterações bucais são o primeiro sinal de alerta do organismo, como se fosse o seu corpo pedindo um determinado tipo de nutriente do qual ele está carente.

No entanto, não há motivo para desespero! Ainda que existam alimentos melhores para o sorriso do que outros, isso não significa que seja preciso eliminar totalmente o consumo de nenhum deles. Com uma alimentação equilibrada associada à escovação após as refeições e uso do fio dentário diariamente, mais o acompanhamento regular de um dentista, a saúde oral fica fora de perigo!